ir para o conteúdo principal
Logo Default

ULSM cria nova Unidade de Ensaios Clínicos Precoces em voluntários doentes (“Early Phase Clinical Trials Unit”

11 September 2019
ULS Matosinhos - Hospital Pedro Hispano

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE lança uma aposta maior na investigação clínica ao criar condições adequadas à realização de ensaios clínicos de “fase precoce”: Fase I e Fase IIa em voluntários doentes.

Com base num protocolo de colaboração para a investigação clínica, celebrado em 2013, entre a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E. e a BLUECLINICAL – Investigação e Desenvolvimento em Saúde, Lda, no âmbito da Clinical Research Partnership da Blueclinical, é chegada a hora de um novo passo.

Até à presente data, a investigação clínica conduzida ao abrigo do acordo de colaboração incidia sobre os ensaios clínicos de Fases II a IV.

Agora, estão reunidas as condições para que a ULSM aposte na realização de ensaios clínicos de “fase precoce”: Fase I e IIa, em voluntários doentes.

O desenvolvimento de novos fármacos e a atividade de ensaios clínicos proporciona um conjunto de benefícios para as organizações de saúde e para os utentes, proporcionando a melhoria dos indicadores de saúde ao garantir aos doentes tratamentos inovadores, mais eficazes e seguros, numa fase precoce do seu desenvolvimento.

O acesso a novos medicamentos, antes de estes estarem disponíveis para comercialização, pode antecipar em vários anos o acesso a terapêuticas avançadas.

Fruto do envolvimento dos profissionais no processo de investigação, da sua formação e desenvolvimento contínuo, cultura de rigor e organização imposta pela metodologia de investigação de um centro de ensaios clínicos, traduz-se em melhorias sustentáveis a vários níveis dos diferentes serviços prestados nas unidades de saúde, desencadeando frequentemente novas descobertas ou ramos de estudo, contribuindo para o desenvolvimento de novas terapêuticas. Adicionalmente, contribui para o desenvolvimento científico dos investigadores e um efeito de arrastamento na cadeia de valor dos serviços da ULSM.

O processo de desenvolvimento de novos medicamentos tem uma duração longa de 10 a 15 anos, desde a fase pré-clínica até à fase de comercialização.

return to news