ir para o conteúdo principal
Logo Default

CHUA arrecada prémios em Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia

20 October 2021
Centro Hospitalar Universitário do Algarve

A equipa do serviço de Imunoalergologia do CHUA marcou presença na Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) integrando o programa científico com palestras e moderações, mas também com a apresentação de trabalhos a concurso.

Neste que é o mais importante evento científico da área a nível nacional, a médica Natacha Santos, imunoalergologista do CHUA, venceu o 1º prémio na sessão de Comunicações Orais I: Alergia a Fármacos/Anafilaxia, com o trabalho intitulado “Registo Português de Anafilaxia 2007-2017: um olhar sobre os sintomas”. Este estudo resultou de uma colaboração a nível nacional, tendo avaliado vários parâmetros, entre eles os critérios de anafilaxia presentes nos 1783 doentes registados.

O Serviço de Imunoalergologia do CHUA integrou ainda a equipa que alcançou o segundo prémio do concurso de comunicações orais, com o trabalho “Perfil de sensibilização molecular para os pólenes de gramíneas e de oliveira em Portugal” resultante de um estudo multicêntrico nacional.

A médica alergologista Natacha Santos integrou ainda o programa científico, em dois momentos. Como palestrante na sessão «Perspetivas no tratamento da asma grave – uma conversa interativa entre especialistas», com o tema “Asma alérgica e não alérgica: qual a diferença e implicações práticas” e como moderadora na Mesa Redonda «Síndromes de intolerância à histamina, ativação mastocitária e hipertriptasémia», no qual foi ainda palestrante a médica Gastrenterologista do CHUA, Joana Roseira com o trabalho “O papel do Gastrenterologista: da suspeita aos diagnósticos diferenciais”

return to news